Incentivando o hábito da leitura.

Hoje eu tirei um tempo e fui dar uma lida nos 15 textos finalistas do Concurso. Gente, quantas palavras sensacionais! Deve estar sendo muito difícil mesmo a escolha dos jurados. Como escolher o melhor post do mundo quando todos são tão bons? Tão verdadeiros. Afinal, falam do amor mais puro, mais real, o amor de uma mãe pelo seu filho.

Quando o resultado sair, premiando o primeiro e o segundo lugar, sei que na verdade ele não estará tornando os outros 13 textos meros perdedores. Porque escolher o melhor texto é a mesma coisa que você perguntar pra uma mãe, qual filho ela ama mais. É uma pergunta sem resposta, será uma escolha sem escolhas, entendem? Não há como dimensionar o amor que sentimos pelos nossos filhos, não há como dizer que o sentimento transcrito por uma mãe é melhor que o de outra.

Continuo na expectativa, afinal, concurso é concurso e sempre queremos ganhar. Mas continuo afirmando que não há premiação melhor do que simplesmente ter um filho a quem transbordar o seu amor, escrevendo.

Muita gente me pergunta como se faz para um filho adquirir o hábito da leitura. Confesso que desde sempre quis criar alguém que goste tanto das palavras como eu. Sempre me imaginei lendo histórias para o meu filho, comprando livros e depois presenciando ele mesmo escolhendo seguir por esse caminho. Mas depois que me tornei mãe na vida real (já que as expectativas moram no campo dos sonhos e das ilusões) percebi que cada criança já vem predisposta a ter os seus próprios gostos. Algumas gostam de assistir televisão, outras não. Algumas gostam de correr o tempo todo, jogar bola, andar de bicicleta, outras preferem mais ficar sentadas brincando com joguinhos ou simplesmente brincando com os seus brinquedos. Mas tem outra coisa que aprendi também, que um filho aprende muito mais com exemplos do que com longos discursos.

Então que desde que o João era bebê eu comprava livrinhos para ele. Sempre procurei deixá-los acessíveis e nunca me importei muito com a falta de habilidade no seu manuseio (claro que rasgar um livro de propósito não é aceitável). Aqui em casa também, você encontra livros até no banheiro e eu sempre tenho um em punho. Até enquanto espero o João tomar banho. Não sei se por tudo isso, João ama ler. Carrega seus livros pra cima e pra baixo, já decorou as histórias, adora contar e ouvir e antes de dormir sempre pede pra eu inventar alguma.

Acho que eu adquiri o hábito da leitura com a minha mãe. Mas também acho que eu já era predisposta a isso, já que a minha irmã, que tem pouquíssima diferença de idade de mim, não tem esse hábito.

Resumindo, não sei de verdade como se embuti em alguém o gosto pela leitura. Só sei que incentivando o João e mostrando à ele, o quanto eu também adoro ler, essa química toda deu certo e hoje ela é um mini eu, quando o assunto é a leitura.

Sempre que vamos ao Shopping, levo ele na Saraiva e fico ali um tempão. Deixo ele escolher o livro que quiser, sentamos juntos pra contar a história e na hora de ir embora deixo ele escolher um pra levar pra casa.

Fotinhos do quarto do João.

Assim que vi essa cama com uma estante acoplada, logo a imaginei cheinha de livros bem à mão para ele ler. Quase todos os dias, depois do banho, sentamos ali para botar o pijama e manusear os livros. Ele ainda gosta mais daqueles com bastante figuras e sons. Mas agora aos poucos já estou introduzindo alguns com mais texto, sem tantas gravuras.

Hora da Leitura.

Também sempre que dá, sentamos e eu leio umas histórias pra ele. Quando eu vejo que o texto esta um pouco difícil de entender, troco as palavras pra ficar mais fácil de ele imaginar o que eu estou lendo. Vou falando as palavras e mostrando com o dedo as figuras.

Esses dias na Saraiva, reparem na concentração!!

Logo mais eu volto.

beijo beijo

Uma resposta em “Incentivando o hábito da leitura.

  1. Aqui fico cheinha de orgulho quando encontro eles no quarto, quietinhos, com livrinhos em punho. Bernardo lendo, e Antonio inventando histórias pros seus livros! A maioria eles sabem de cor, leio muito pra eles e meu sonho é que eles leiam muito também! Tenho uma estante cheinha no quarto deles, quase rente ao chão, que é pra eles pegarem sempre!
    Mas também tenho essa dúvida, de como transformá-los em ávidos leitores…

Deixe um comentário

