Sobre Legião Urbana e Solidão saudável!

Parênteses. Ontem passeando pelo site da Blue Ticket, descobri que o Tiago Iorc vai fazer um show aqui em Floripa. Como assim???????????? Não tinha ficado sabendo!! Mas já garanti meu ingresso. ESTOU MEGA FELIZ!!!! Ainda nem sei com quem vou deixar o João mas resolvo isso depois!! E o show já é amanhãããããã!!!! Fecha parênteses!!!!

Agora o post

Amo música (principalmente do estilo do Tiago…haha), mas confesso que Legião Urbana nunca esteve entre as minhas bandas preferidas. Óbvio que conheço algumas músicas e tenho uma memória muito gostosa de uma delas, Pais e Filhos. Num último dia de aula, quando eu tinha uns 12 anos, uma professora colocou ela para ouvirmos. Lembro de todos os alunos sentados no chão da sala, nas carteiras, escutando àquela letra. Na época ainda adolescentes, com aquela “revolta” comum aos tão queridos e inocentes pais, a letra caiu que nem uma luva, pelo menos pra mim. Ficou gravado pra sempre aquele último refrão na minha cabeça…

“Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser,
Quando você crescer?”

Daí que esses dias teve o tal Tributo que a MTV fez e eu como não sou ligada no som, nem sabia que ia acontecer. Mas naquela noite, de tantos comentários no meu facebook sobre o Wagner Moura, um cara que eu acho o máximo, coloquei na MTV e acabei assistindo ao final do show.

Em nenhum momento percebi o Wagner Moura querendo se parecer com o Renato Russo. Muito pelo contrário, vi que ele ali em cima, era mais um fã que estava em êxtase com a reciprocidade da platéia. Juro que me arrepiei. Depois, fui ouvir às críticas e fiquei triste com o que eu li e ouvi. Achei uma pobreza de espírito e de senso crítico. Porque tem sempre alguém querendo criticar tudo que acontece?

Acabei esquecendo o assunto mas ontem vasculhando a internet, cheguei numa reportagem, da Cristiane Segatto e simplesmente adorei o que li!

Estava ali a conclusão de quem foi ao show de coração aberto, sem esperar ver um clone do Renato, em imagem e voz. Que foi ao evento por amar as músicas do Legião e que saiu de lá em transe por ter feito parte de um coro de milhares de pessoas que puderam se unir num mesmo lugar, pela mesma paixão.

“Não esperava que Wagner Moura fosse um médium, capaz de encarnar quem quer que fosse. Ele nunca prometeu isso. No palco, foi um representante. O representante da plateia. O representante de uma geração. Foi esse o mandato que, com nossa presença, demos a ele. Não duvido que houvesse entre nós pelo menos meia dúzia de fãs capazes de subir no palco e cantar melhor que ele. (…) Wagner Moura foi perfeito no papel que esperávamos dele. Era um fã privilegiado. Um rapaz que conseguiu a proeza de subir ao palco com seus ídolos de juventude e conquistar a plateia com carisma e dedicação.  

(…)

Tanta vontade, tanta entrega, tanta emoção fizeram a plateia reagir com condescendência e emoção em dobro. Os críticos disseram que foi emoção barata. E qual a diferença entre a cara e a barata? Só conheço uma: aquela que faz a vida parecer mais leve, ainda que momentaneamente.”

E no final do texto ela fala do que eu falei ontem aqui, sobre solidão. Usa a expressa “solidão saudável” que eu quase usei no meu texto também. Mas achei que ninguém ia entender. Solidão saudável, solidão por opção, sabem?

“Só quem está muito bem consigo mesmo pode se relacionar bem e contribuir para a felicidade de quem está em volta. Isso não é egoísmo. É introspecção, solidão saudável.

Esse tipo de solidão nos liberta do medo do ridículo. Nos dá coragem. Acho que era mais ou menos o que Wagner sentia. Num momento do show, ele disse: “Entre as milhões de coisas que Renato me ensinou, umas das principais foi ter coragem. Poucas vezes vi um artista que se expunha tanto, que se colocava com tanta verdade, com tanta honestidade nas coisas que fazia”.”

Parabéns MTV, parabéns Wagner Moura, parabéns Cristiane e parabéns à quem se permite viver essa solidão saudável!!

“Ele queria sair para ver o mar
E as coisas que ele via na televisão
Juntou dinheiro para poder viajar
De escolha própria, escolheu a solidão

Trecho da música Faroeste Caboclo

JÁ CONFERIRAM A PROMOÇÃO DE DIA DOS NAMORADOS DO BLOG DE ONTEM!!! CONFIRAM!!!

beijo beijo

2 respostas em “Sobre Legião Urbana e Solidão saudável!

Deixe um comentário

